Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/04/2015 - 10h59min

Natalino é autor de moção aos municípios atingidos por tornados

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare vai à tribuna pedir apoio a atingidos por tornados FOTO: Eduardo Guedes/Agência AL

O deputado Natalino Lázare (PR) é o autor de uma moção de apoio endereçada aos prefeitos de Xanxerê, Passos Maia e Ponte Serrana, que manifesta solidariedade aos moradores diante do momento difícil que atravessam pelos estragos causados por tornados, que deixaram inúmeras famílias desabrigadas, além de dois mortos, na segunda-feira (20).

O deputado lembra que esse é um momento de reconstrução de uma comunidade de gente trabalhadora, que faz do oeste de Santa Catarina uma referência em desenvolvimento e crescimento econômico. Natalino lembra que o município mais atingido foi Xanxerê, cidade que lembra bastante o estilo de vida de regiões como a de Videira, que tem sua economia baseada no agronegócio, especialmente na criação de aves e suínos. 

"Precisamos prestar solidariedade e auxílio a essas pessoas, cujas casas e pertences foram todos levados por essa catástrofe. Acredito na força do trabalho desses catarinenses, que vão restabelecer seu cotidiano normal em pouco tempo", diz o deputado.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno. A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3.

A moção de apoio foi aprovada em plenário por todos os deputados e será encaminhada aos prefeitos dos respectivos municípios. Além disso, a Assembleia Legislativa vai acompanhar os trabalhos de reconstrução auxiliando na aprovação de matérias que possam acelerar a reconstrução daquela comunidade.


Felipe Schuler
Chefe de Gabinete | Comunicação
Gab. Natalino Lázare - PR
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
48.3221-2638 - 48.9661-0017 - 49.9971-0373

Voltar