Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/04/2016 - 11h59min

Natalino convoca reunião para debater a crise da suinocultura

Imprimir Enviar

Em reunião convocada pelo deputado e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, Natalino Lázare (PR), na manhã desta quarta-feira (27), o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, voltou a debater com os deputados o atual cenário que atravessa a suinocultura catarinense. O encontro contou ainda com os parlamentares César Valduga, José Nei Ascari, Manoel Motta e Mauro de Nadal.

A discussão teve como foco a alta do preço do milho, fator que tem feito com que a atividade fique praticamente inviabilizada para muitos produtores do estado. Com isso, o governo e os deputados buscam, em conjunto, ações que possam viabilizar um cenário de mais otimismo ao setor, que enfrenta uma das mais sérias crises dos últimos anos.

Conforme Natalino, alguns avanços já foram possíveis por meio deste diálogo, como a baixa do ICMS para a venda de suínos para fora do estado com redução da alíquota de 12 para 6%, medida que tem validade para 60 dias. Houve ainda o aumento de crédito para a retenção de matrizes nas propriedades, passando o limite de R$ 1,2 para R$ 2,4 milhões. Este incremento foi possível após audiência dos deputados catarinenses com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em Brasília.

Da mesma maneira, os deputados cobraram de Sopelsa agilidade no entendimento com a empresa que detém a concessão da malha ferroviária em Santa Catarina para que o milho do centro do país possa ser transportado com menor custo para Santa Catarina, baixando o preço de venda aos produtores. Na próxima sexta-feira, uma reunião com os técnicos da empresa e representantes do governo será realizada para mais uma rodada de negociações.

Natalino diz que esta é uma das medidas mais importantes a serem tomadas para aliviar o impacto que a atual crise está causando aos produtores. Segundo ele, é preciso a somatória de esforços de toda a cadeia produtiva e poderes constituídos para que esta dura realidade possa ser invertida, já que Santa Catarina tem na produção de suínos um dos principais alicerces de sua economia.

Felipe Schuler
Chefe de Gabinete | Comunicação
Gab. Natalino Lázare - PR
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
(48) 3221-2638 | (48) 9661-0017 | (49) 9971-0373

Voltar