Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2016 - 10h44min

Natalino comemora prorrogação do ICMS do suíno

Imprimir Enviar
Deputado Natalino (E) com o secretário Gavazzoni. FOTO: Divulgação

O Governo do Estado prorrogou a diminuição da alíquota do ICMS para os suínos vivos vendidos para fora do Estado. A notícia foi recebida pelo deputado Natalino Lázare (PR), na manhã de segunda-feira (9), após reunião do parlamentar com os secretários da Fazenda e da Casa Civil.
Ficou estabelecido que por mais 30 dias o Estado vai praticar a alíquota de 6% para a comercialização dos animais, a metade do tributo cobrado anteriormente, que era de 12%. Natalino diz que o governador Raimundo Colombo se sensibilizou com a grave crise que enfrenta o setor, que está inviabilizando a permanência de alguns produtores na atividade.

A baixa do ICMS do suíno já havia sido determinada pelo governo há 60 dias, mas, na última semana, o prazo de vigência do decreto expirou. Após a articulação do deputado Natalino em conjunto com o setor produtivo, foi possível novamente obter o benefício, que terá validade por mais quatro semanas.

Conforme Natalino, essa é uma ação emergencial que alivia em partes o sofrimento dos produtores de suínos, que enfrentam um cenário de dificuldades diante do atual cenário econômico do país. Entre as principais causas está ainda o alto preço do milho, que chega a ser comercializado ao valor de R$ 55 reais a saca, mais que o dobro do valor habitual de mercado.

"Este entendimento com o governo é uma forte ação política que conquistamos através do diálogo. Não é somente com a prorrogação da baixa do ICMS que vamos salvar nossos produtores, mas é um importante primeiro passo. Agora, temos que avançar na discussão de outros itens, como o acesso mais rápido ao programa de retenção de matrizes e também no aumento da oferta de milho aos produtores", finaliza Natalino.

Felipe Schuler
Chefe de Gabinete | Comunicação
(48) 3221-2638 / 9661-0017 – (49) 9971-0373

Voltar