Naatz destaca trabalho conjunto do governo e Alesc para aprovação do Programa Universidade Gratuita
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
O deputado Ivan Naatz (PL) avaliou a aprovação do Programa Universidade Gratuita, nesta semana, na Assembleia Legislativa como resultado de um esforço conjunto entre o governo do Estado e o parlamento catarinense. ”O sonho e a meta do governador Jorginho Mello de ampliar o acesso ao ensino superior gratuito em nosso Estado está sendo realizado por esse trabalho extraordinário conjunto e que ajudou também a aprimorar o projeto”, disse Naatz.
O programa prevê a concessão de bolsas de estudo nas universidades comunitárias (Sistema Acafe) e privadas (Ampesc) do estado. A meta é ofertar 35 mil vagas gratuitas já no segundo semestre deste ano e cerca de 90 mil vagas, de forma escalonada, até 2026. Os dois projetos, de lei e complementar, além de uma Proposta de Emenda Constitucional-PEC (esta na semana passada) foram aprovados na forma de emendas substitutivas globais, elaboradas em conjunto pelas comissões permanentes, por lideranças partidárias com assento na Assembleia Legislativa e por representantes do secretariado do governo.
O deputado também ressaltou que com relação a alguns questionamentos de que a missão principal do governo estadual seria a de priorizar o ensino básico ao invés do superior, não está havendo nenhum prejuízo neste sentido. “Ao contrario, o governo investe ao mesmo tempo nas duas pontas, já que estão previstos R$ 6,7 bilhões na educação básica e outros R$ 1, 2 bilhão no ensino superior ainda neste ano de 2023”, anunciou. Naatz destacou ainda que o Programa Universidade Gratuita vai ajudar a ampliar as vagas que já são oferecidas pelas atuais universidades publicas de Santa Catarina, em torno de 120 mil para mais de 200 mil até 2026.
*Comunicação Gabinete – Em 12-07-23