Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2019 - 18h33min

Na tribuna,Dr. Vicente destaca Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Dr.Vicente Caropreso (PSDB), que é médico neurologista, usou a tribuna do parlamento nesta terça-feira (26) para lembrar que nesta data o mundo inteiro realiza ações de conscientização sobre a Epilepsia. O dia é chamado o “Purple Day” , em português “Dia do Roxo”,  e nesta data profissionais de saúde e ativistas vestem-se de roxo para conscientizar a população sobre esse sério problema.

O parlamentar enfatizou que como médico já atendeu inúmeras pessoas com epilepsia e que como deputado na legislatura anterior foi o autor da Lei 16.657/2015 que instituiu o dia 26 de março como Dia Estadual da Conscientização sobre a Epilepsia em Santa Catarina.

A data também chama a atenção para e ajuda a difundir informações e esclarecimentos como forma de evitar todas as formas de discriminação e de  promover a inclusão profissional e a qualidade de vida da pessoa com Epilepsia melhorando o acesso dos pessoas que sofrem com a doença a todas as formas de tratamento existentes.

Ressaltou a importância de um diagnóstico correto para evitar erros no manejo e controle de crises a doença. O deputado lamentou que muitos pacientes ainda estão enfrentando dificuldades no acesso a exames e consultas especializadas em nível primário, o que prejudica o correto acompanhamento clínico dos pacientes.

Outra dificuldade, segundo Caropreso, é o acesso a exames complementares básicos como eletroencefalograma e tomografia de crânio, situação que segundo o parlamentar comprova uma falha assistencial principalmente no SUS, Sistema Único de Saúde.

“Mais de 70% dos pacientes têm um bom controle de crises, 20% deles convivem com essas crises e 10% são pacientes com muita dificuldade de controle. São os chamados casos refratários. Para este grupo estão reservadas outras opções terapêuticas invasivas de investigação e tratamento como as cirurgias de epilepsia”, observou.

O Parlamentar também destacou as ações implementadas em 2017, quando secretário de Estado da Saúde como por exemplo o início do projeto do Tele Eletroencefalograma,iniciativa  que vai permitir que o exame seja realizado em diversas cidades do Estado com diagnóstico remoto sendo realizado no Hospital Universitário em Florianópolis como já acontece com os eletrocardiogramas.

Maurício Freitas
Jornalista

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar