Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/02/2025 - 10h49min

Municípios atingidos pelas chuvas em SC tem capacitação para acelerar o envio de recursos

Imprimir Enviar
Crédito Foto: Peterson Paul / Gabinete Paulinha.

Gestores municipais da Grande Florianópolis e do Litoral Norte estão participando nesta semana de capacitações para facilitar a reconstrução das áreas afetadas pelas fortes chuvas de janeiro em Santa Catarina. A iniciativa faz parte do Programa Mandatos Incríveis, coordenado pelo gabinete da deputada Paulinha, em parceria com a Defesa Civil Nacional, e tem como objetivo orientar as prefeituras na elaboração de projetos para acelerar a liberação de recursos federais.

A capacitação foi articulada pela deputada Paulinha após uma reunião em Brasília na semana passada com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Ela destaca que as equipes da Defesa Civil Nacional enviadas para Santa Catarina vão orientar os municípios a cadastrar e encaminhar corretamente as solicitações de recursos para reparos em escolas, postos de saúde, estradas, entre outras obras.

"A reconstrução não pode esperar. A meta é que os municípios consigam elaborar e encaminhar seus projetos com mais eficiência, reduzindo o tempo de espera para a liberação dos repasses. Nosso trabalho é garantir que as prefeituras tenham todo o suporte necessário para acessar os recursos e dar uma resposta rápida à população”.

Ao longo da semana, as equipes da Defesa Civil Nacional estão percorrendo várias cidades catarinenses afetadas pelas chuvas para orientar as prefeituras e fazer os relatórios necessários. Na terça-feira, as capacitações foram acompanhadas pela deputada em Balneário Camboriú e Biguaçu.

Treinamento em Balneário Camboriú e Biguaçu
O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, além de técnicos das duas cidades e de Bombinhas estiveram na agenda no Litoral Norte. Mais de 6 mil casas foram alagadas em Camboriú, que também registrou inúmeros deslizamentos. Em Balneário Camboriú, que teve cerca de 200mm de chuva em apenas 24 horas, foram 14 unidades de educação e 17 unidades de saúde atingidas.

Já a capacitação em Biguaçu teve a participação do vice-prefeito do município, Alexandre Souza, e do Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Florianópolis, Pedro Neves, além das equipes técnicas. Biguaçu foi uma das cidades mais afetadas pelas chuvas, com 369 milímetros de chuva em apenas 24 horas, enquanto Tijucas registrou 329 milímetros e Florianópolis teve 325 milímetros.

 

--
Gabriel Duwe de Lima
Secretário Parlamentar da deputada estadual Paulinha
Contato: (48) 99698-4543

Acompanhe Paulinha


Paulinha
Voltar