Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2016 - 17h37min

Movimento “Juventude pela Água” será lançado em Florianópolis dia 22

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em 22 de março, no Dia Mundial da Água, mais de 500 jovens participam, em Florianópolis, do lançamento do Movimento Nacional da Juventude Pela Água, numa parceria com o World Youth Parliament for Water (WYPW) e movimentos brasileiros ligados à juventude. A promoção é do Parlamento Nacional da Juventude Pela Água (PNJA) e da ONG Líderes do Amanhã (LDA), com o apoio do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa, e o Fórum dos Comitês de Bacias do Estado. O evento inicia às 18h30, no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa.

Conforme a representante do PNJA, Thaianna Cardoso, o Dia Mundial da Água é celebrado por movimentos e grupos de jovens, no Estado, desde 2012, e é uma iniciativa cadastrada na Organização das Nações Unidas (ONU) desde então. No entanto, neste ano a proposta avançou e além da programação tradicional, a ideia é criar um movimento em todo país, alertando para a gravidade da gestão hídrica no Brasil e no mundo.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que preside o Fórum do Aquífero Guarani, destaca a importância da juventude pressionar o debate acerca dos recurso hídricos. "Santa Catarina tem uma realidade complexa, de atraso em relação a planejamento e ao investimento na preservação dos mananciais hídricos", afirma o parlamentar.

Um relatório produzido em preparação à Conferência RIO+20, em 2012, destaca vários dos desafios do Estado na questão hídrica e é um dos documentos que balizará o debate. “O movimento focará uma agenda comum, a princípio direcionada até o Fórum Mundial da Água, que o Brasil sediará em 2018, para empoderamento de jovens e a participação social voluntária junto aos comitês de bacias hidrográficas e proteção das águas de nosso país”, explica Thaianna.

O evento terá a participação da fundadora e presidente da Youth For Human Rights International, a doutora Mary Shuttleworth. Nascida na África do Sul, Mary conheceu realidades de discriminação, problemas sociais e ambientais por todo mundo, e já realizou seis agendas globais, passando por mais de 70 países. Seu trabalho alcançou pessoas no mundo inteiro, e agora chega pela primeira vez ao Brasil.

 

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar