Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/05/2020 - 18h05min

Moção ao Fórum Parlamentar Catarinense pede adiamento do Enem

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Aprovado em Plenário na tarde desta terça-feira (19) encaminhamento de moção da deputada Marlene Fengler (PSD) ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Daniel Freitas (PSL), para que os parlamentares federais catarinenses apoiem o adiamento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, previsto para ocorrer na primeira semana de novembro.

A parlamentar justifica o pedido por conta das inúmeras solicitações que tem recebido de estudantes do Ensino Médio e de pais preocupados com possíveis prejuízos decorrentes da suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia de Covid-19. "Muitos estudantes não têm acesso a uma rede de internet de qualidade para poder estudar online. No Oeste catarinense, por exemplo, há muitas localidades onde é difícil até conseguir sinal", justifica a parlamentar.

Marlene observa que esse debate ocorre em todo o país, e que é necessário ter um olhar para a desigualdade de acesso ao ensino remoto. "Os estudantes precisam de uma boa conexão de internet para estudar, baixar material didático e essa possibilidade está longe de ser realidade para muitos", destaca ao observar que "os jovens sem acesso à internet dependem geralmente do apoio do professor para tirar alguma dúvida, ou do material disponível nas bibliotecas, que estão fechadas, ou ainda de wi-fi público". 

A parlamentar respaldou o pedido em pesquisa indicando que 58% dos domicílios brasileiros não tem acesso a computador e apenas 33% desses estão conectados à internet, "o que revelaria a desigualdade de acesso a conteúdos virtuais por parcela de estudantes, comprometendo a possibilidade de milhares de jovens chegarem ao Ensino Superior pelo Enem". Com a aprovação, o documento será encaminhado nesta quarta-feira ao Fórum Parlamentar Catarinense.


Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com


 

 

Voltar