Moção de aplauso: policiais salvam criança
Na manhã de 15 de julho de 2019, os policiais militares Gerson Furtado Pereira e Christian da Silva Chiappeta se depararam com uma ocorrência inusitada em Itajaí: uma mãe correndo pela rua aos gritos, desesperada, trazendo nos braços seu filho de três anos, engasgado e desacordado. De imediato, o soldado Gerson Furtado tomou a criança e iniciou um procedimento de primeiros socorros conhecido como "Manobra de Heimlich", utilizado em casos de emergência por asfixia.
Como a criança não esboçava reação, os policiais iniciaram o translado para o hospital, mas conseguiram reanimá-la ainda no interior da viatura.
Quando foi atendida no posto de saúde, a criança já não corria mais risco de vida. A deputada Ana Caroline Campagnolo (PSL) apresentou uma moção de aplauso aos agentes na 65ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para que essa medida heróica e de comprometimento com a preservação da vida de inocentes seja sempre lembrada, servindo de exemplo aos seus pares e motivo de orgulho ao seu Comando.
Na mesma sessão, fez um aparte ao pronunciamento do líder da bancada do PSL de Santa Catarina, deputado Ricardo Alba, sobre o abominável comportamento de vândalos que vêm agindo sistematicamente na sua cidade, Blumenau, agradecendo o apoio que o colega vem apresentando ao Projeto de Lei 35/2019, de autoria da deputada e que dispõe sobre a adoção de medidas para a reparação de danos causados por ações depredatórias de alunos no âmbito dos estabelecimentos da rede pública de ensino de Santa Catarina.