Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2025 - 11h51min

Minotto defende cancelas exclusivas para motocicletas em praças de pedágio

Imprimir Enviar
Deputado Rodrigo Minotto.

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) protocolou na Alesc, o Projeto de Lei 195/2025 que obriga a instalação de cancelas exclusivas para motocicletas nas praças de pedágio em Santa Catarina. Minotto é autor também da Lei nº 18.168, de julho de 2021,que garantiu o pagamento por cartão de débito e de crédito nas praças de pedágio em Santa Catarina.

“Quem anda de moto sabe o risco que é passar por um pedágio em Santa Catarina. É fila, é risco, é falta de estrutura. E isso não pode continuar assim. O PL que protocolei faz diferença na vida de quem trabalha, se desloca e sustenta sua família sobre duas rodas. A busca é por segurança, agilidade e respeito. Meu compromisso é com a vida real das pessoas. E é ouvindo quem está na estrada todos os dias que a gente constrói soluções”, afirma o deputado.

A proposta de Minotto tem como foco a segurança e a valorização dos motociclistas, que representam parcela significativa dos trabalhadores que utilizam diariamente as rodovias catarinenses. Com cancelas exclusivas, será possível reduzir o tempo de espera e os riscos de acidentes nas praças de pedágio, especialmente em horários de pico, quando a concentração de veículos aumenta consideravelmente.

Além de garantir mais agilidade no deslocamento, o projeto visa oferecer dignidade a quem enfrenta a rotina do trânsito sobre duas rodas, muitas vezes sem a mínima estrutura adequada. “Essa é mais uma iniciativa que nasce da escuta ativa das demandas da população. Motociclistas não podem continuar sendo tratados como cidadãos de segunda classe. É dever do Estado garantir condições seguras e eficientes para todos os modais”, completou Minotto.

Assessoria de Imprensa - Deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT)
Heitor Carvalho - (48) 99101.2204
João Manoel Neto - (48) 98406.6695

Acompanhe Rodrigo Minotto


Rodrigo Minotto
Voltar