Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/08/2015 - 11h38min

Ministro recebe plano de trabalho de municípios afetados pela enchente no Oeste

Imprimir Enviar
Enconttro em Brasília busca auxílio a cidades afetadas pelas chuvas no Oeste. FOTO: Mariana Raphael/Ascom MI

O Ministério da Integração Nacional já recebeu o relatório de perdas e o plano de trabalho de seis municípios que tiveram prejuízos devido às fortes chuvas que atingiram a região Oeste de Santa Catarina no final do mês passado. Durante audiência realizada nessa terça-feira (4), em Brasília, com prefeitos dos municípios afetados e parlamentares catarinenses, o ministro Gilberto Occi, comprometeu-se em dar agilidade na liberação dos recursos e na execução de ações que visem à recuperação da infraestrutura danificada pelas chuvas.

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) fez um apelo para recuperação urgente de pontes e pontilhões que foram destruídos, isolando comunidades e prejudicando a agricultura familiar dos municípios e pediu apoio às famílias cujas casas foram destruídas ou danificadas. O ministro garantiu a liberação, via Defesa Civil, de kit de pontes pré-moldadas e a construção de casas modulares para famílias que perderam a residência. "Alguns prefeitos já estão identificando novas áreas para reconstrução das casas", informou.

Já foram protocolados no ministério oito planos de trabalho, referentes aos municípios de Coronel Freitas, Saudades, Xaxim, Planalto Alegre, Cordilheira Alta e Abdon Batista. De acordo com o secretário-adjunto da Defesa Civil estadual, Rodrigo Moratelli, Coronel Freitas e Saudades foram reconhecidos como calamidade pública e, por esse motivo, têm dois planos cada, sendo um exclusivo para reconstrução de casas. Ao todo, 15 municípios foram afetados e o ministério ainda aguarda a entrega de documentos, por parte do governo do Estado, de  reconhecimento da situação de emergência nas outras localidades.

Conforme o ministro Gilberto Occi, no dia 30 de julho a presidenta Dilma editou a Medida Provisória 686, que garante R$ 4,6 bilhões em linhas de crédito para auxiliar a reconstrução de municípios atingidos por desastres naturais em todo o Brasil, medida que contempla os municípios do Oeste.

Participaram da reunião os prefeitos Daniel Kothe , de Saudades; Mauri Zucco, de Coronel Freitas (ambos decretaram situação de calamidade pública); Danilo Daga, de Águas Frias; Ari Prestes,  de Anchieta; Vilmar Sabino da Silva, de Bom Jesus; Rosimar Maldaner, de Maravilha; Ricardo Maldaner, de Modelo; Volmir Pirovano, de Nova Erechim; Antônio Domingos Ferrarini, de Nova Itaberaba; Fabiano da Luz, de Pinhalzinho;  e Idacir Orso, de Xaxim. Também estavam presentes na reunião os deputados federais Pedro Uczai (PT),  Celso Maldaner (PMDB), Esperidião Amin (PP) e  Valdir Colatto (PMDB),  o senador Dário Berger e o deputado estadual Mauro de Nadal (PMDB).

Educação

Dresch também acompanhou os prefeitos de Saudades e de Coronel Freitas em audiência com a equipe da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação  (FNDE), no Ministério da Educação. Os prefeitos debateram a publicação de decreto para garantir a reforma de escolas e a recuperação de equipamentos e mobília que foram perdidos com a enchente. Somente a prefeitura de Coronel Freitas perdeu dois ônibus escolares.

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Estadual Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar