Ministério da Saúde deve destinar duas ambulâncias para Lages
Lages é a cidade-polo da Serra Catarinense, tem quase 160 mil habitantes, porém possui apenas uma ambulância em condições de uso, situação considerada “vergonhosa” pelo prefeito Antônio Ceron. Na quinta-feira, ele foi recebido pelo ministro interino da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a quem pediu ajuda.
Ceron tinha ao lado o apoio político do governador Raimundo Colombo, do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, e do Fórum Parlamentar Catarinense.
De maneira objetiva, Nardi sinalizou com duas ambulâncias para Lages, dentro de um pacote nacional que será entregue entre este ano e ao longo de 2018.
Gabriel Ribeiro avalia como positivo o resultado da audiência. Disse que estes dois veículos e outras ações que estão sendo realizadas irão melhorar o atendimento aos pacientes que precisam ser transportados.
Segundo Nardi, o ministério fez um mapeamento nacional de veículos com mais de cinco anos de uso, e há 2,2 mil veículos nestas condições. Apesar de não serem velhas, ambulâncias têm alta quilometragem e vida mais curta do que um carro comum devido à utilização constante. Conforme o ministro, 215 ambulâncias serão destinadas aos municípios brasileiros ainda neste ano. Outras 1,5 mil no ano que vem. Deste pacote farão parte as duas ambulâncias para Lages.
A forma de repasse será a seguinte: o ministério entrega ao município R$ 80 mil por ambulância para transporte de pacientes. No entanto, a prefeitura poderá complementar este valor se quiser incrementar as funções do veículo.
Tarcísio Poglia
(48) 99165.9742 e 3221.2695
Assessor de imprensa
Gabinete do deputado Gabriel Ribeiro
www.comgabriel.com