Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/11/2023 - 11h08min

Mauro De Nadal destaca retomada do ensino de técnico agrícola em Itapiranga

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A retomada do curso de técnico agrícola na Escola São José, em Sede Capela, município de Itapiranga, foi destaque da fala do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal, durante horário do MDB na sessão plenária da manhã desta quinta-feira (16). A escola retoma a formação de jovens visando a qualificação técnica para a sucessão em propriedades rurais da região após uma década, pois desde 2014 estava focada apenas para cursos de formação básica e ensino médio. 

A turma com 32 vagas será mista, pela primeira vez abrindo oportunidade para mulheres na formação de técnicas agrícolas. O ensino será em sistema de alternância pedagógica, com aulas em período integral numa semana e folga na seguinte, para que os jovens possam participar de atividades nas propriedades familiares. A comunidade local está se mobilizando para auxiliar na hospedagem de alunos que vierem de outros municípios.

O histórico da Escola São José, que iniciou com um projeto de padres jesuítas financiado por verbas de incentivo ao fomento de educação técnica do governo da Alemanha, e nos anos 80 passou a sediar também a escola estadual, formou 46 turmas de técnicos. "Essa escola tem uma tradição, formou lideranças, garantiu a formação técnica numa região onde a agricultura tem grande importância na economia", destaca o deputado Mauro De Nadal. "A retomada do curso técnico abre perspectivas para jovens das comunidades de vários municípios do extremo-oeste".

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar