Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2023 - 13h39min

Marquito pede que parlamento medie e não incite conflitos sobre terras indígenas

Imprimir Enviar
Deputado Marquito fala no plenário da Alesc
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Na última semana, a demarcação e homologação de terras indígenas em Santa Catarina despertou muitas dúvidas, inclusive na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ne plenário, o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Marquito (Psol), disse esperar que o parlamento catarinense seja uma voz de mediação, e não de incitação de um conflito que pode ou não vir a existir, por causa de uma suposta intersecção entre terras indígenas e de agricultores.

O deputado protocolou um pedido de informações ao Ministério dos Povos Indígenas sobre os mapas dessa possível área a ser demarcada. “Vamos olhar e pensar qual é a informação oficial, qual é o impacto disso e quais são as possibilidades de mediação para minimizar e mitigar esses impactos.”

Marquito sugeriu a criação de uma sala de situação, com o Ministério dos Povos Indígenas, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas e as representações dos agricultores e dos municípios. O deputado possui histórico de apoio aos agricultores catarinenses, e também conta com assessores parlamentares indígenas. Tem muito a contribuir na questão.

 

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar