Marquito garante adaptação à mudança climática nas diretrizes do orçamento de SC
Ações de adaptação aos efeitos da mudança climática foram inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de Santa Catarina, aprovada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (17). Isso quer dizer que o governo do estado precisará prever essas ações durante a elaboração e a execução do seu orçamento. A proposição foi do deputado Marcos José de Abreu - Marquito (Psol).
Na justificativa da proposta, Marquito ressaltou que os eventos climáticos extremos que vêm atingindo Santa Catarina são preocupantes. “Em outubro e novembro de 2023, Santa Catarina foi gravemente afetada pelos índices pluviométricos acima da média histórica para o período. Em um intervalo de 60 dias, 209 cidades foram atingidas pelas chuvas, o que ocasionou a decretação de situação de emergência por 195 municípios e estado de calamidade pública por outras 14 cidades.”
As chuvas, vendavais e quedas de granizo provocaram prejuízos de aproximadamente R$ 3 bilhões nas propriedades rurais catarinenses, de acordo com informações da Epagri. Os municípios sofreram com alagamentos e deslizamentos que ocasionaram danos em infraestruturas, bens públicos e privados e vias. Milhares de famílias ficaram desabrigadas de forma temporária ou permanente.
“Para garantir a segurança da população e evitar tantas perdas materiais, o caminho é a prevenção, como apontam as defesas civis municipais do estado, com as quais temos atuado. A mudança climática exige respostas emergenciais do poder público. A aprovação de hoje é um grande passo. Contem conosco nessa frente”, afirmou o deputado.
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado estadual Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina