Marquito defende Casas Familiares Rurais de Santa Catarina
O Alesc Itinerante Chapecó foi marcado pelas manifestações contrárias à decisão da Secretaria de Estado da Educação de fechar as 11 Casas Familiares Rurais (CFRs) de Santa Catarina, impactando quase 700 estudantes. Após defender em plenário a manutenção das CFRs, o deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol) visitou a Casa Familiar Rural Esperança, em Iporã do Oeste, onde participou de uma banca avaliadora de encerramento de estágio. “Conversei com estudantes do curso técnico em agricultura sobre a importância desse formato de educação, especialmente para a juventude do campo. Penso que, além de manter, precisamos expandir esse modelo”, comentou Marquito durante a visita.
“Essa é uma decisão que prejudica as famílias e principalmente os jovens do campo. Como diversos outros membros da Comissão de Educação e Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa, tenho feito conversas para que haja uma reunião com o governador e com o secretário de Estado da Educação para buscarmos reverter essa decisão”, afirmou o deputado.
Nas CFRs, é adotada a alternância, onde os alunos, filhos de produtores rurais e agricultores familiares têm acesso ao Ensino Médio e Técnico gratuito sem deixarem suas propriedades. Os alunos ficam alguns dias na Casa Familiar Rural e alguns dias em casa, realizando as atividades práticas referentes à teoria aprendida no tempo escolar.
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina