Marquito cria Frente Parlamentar da Primeira Infância
Foi aprovada nesta terça-feira (14) a Frente Parlamentar da Primeira Infância na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De proposição do deputado Marquito (Psol), a iniciativa busca aprimorar a legislação protetora das crianças de zero a seis anos de idade.
Estudos da neurociência mostram que é nos primeiros anos de vida que as crianças são mais suscetíveis a impactos positivos e negativos no seu desenvolvimento, e que os afetos, as experiências e as oportunidades vividas por elas nesse período refletem na qualidade de toda sua existência.
Por isso, é necessário garantir alimentação saudável, assistência de saúde, educação de qualidade e uma cidade acessível, inclusiva e segura, com espaços públicos e naturais. São investimentos públicos que podem impactar a vida das crianças e da sociedade em geral, já que vão possibilitar cidadãos mais saudáveis, felizes e atuantes. No longo prazo, isso melhora a economia também.
De acordo com o deputado, a Frente Parlamentar da Primeira Infância visa construir uma cultura de acolhimento às crianças, fazendo com que, em meios públicos e privados, sejam bem-vindas e respeitadas como detentoras de direitos, únicas, protagônicas e com valor em si mesmas. “As crianças não são somente o amanhã. Elas devem ter acesso aos seus direitos como crianças, hoje.”