Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/04/2023 - 17h49min

Marquito articula ações contra violência no Sul de Florianópolis

Imprimir Enviar
Reunião com a delegada Inara Drapalski FOTOS: Divulgação

Após receber denúncias de casos de violência contra mulheres e crianças no Campeche, Rio Tavares e Morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina, o deputado Marquito (Psol) deu início a uma série de ações para ajudar a solucionar o problema. Obteve aprovação de uma audiência pública sobre o tema no âmbito da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, realizou reuniões com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Guarda Municipal, e iniciou uma articulação com as entidades comunitárias do Sul da Ilha.

Nos encontros com as forças policiais, ficou evidente a necessidade de estimular a notificação dos casos, como forma de expor para o poder público a gravidade da situação. O problema da notificação é a ocorrência de novas violências sobre a vítima, como o questionamento da veracidade do relato por agentes públicos. Diante disso, a principal orientação é utilizar os canais digitais para notificar os ocorridos.

Em uma situação de perigo imediato, a recomendação é ligar para o 190, da Polícia Militar. Denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento à Mulher – ligue 180 ou mande mensagem no WhatsApp (61) 9610-0180. Boletins de ocorrência online podem ser registrados no site da Polícia Civil (https://delegaciavirtual.sc.gov.br). A Polícia Civil também tem um Disque Denúncia - ligue 181 ou use o WhatsApp (48) 98844-0011. O portal https://mulhersegura.org tem mais informações sobre o assunto.

A data da audiência pública na Alesc ainda será confirmada. Mas outras ações já estão em curso. A Guarda Municipal comprometeu-se em passar nos locais indicados em alguns horários, mas lamentou não conseguir fazer mais por falta de efetivo. Ficou também de fazer ações em trilhas do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, já que tem a competência de cuidar do patrimônio. A PM também ficou de encaminhar efetivo para a região.

A delegada Inara Drapalski, da 6ª Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianópolis, compartilhou que está investigando um caso de um motoqueiro que agrediu sexualmente uma criança e uma idosa no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na região. E pediu que, caso haja mais pessoas que passaram pela mesma situação, que relatem para ajudar na identificação do sujeito.

 

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar