Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2023 - 16h44min

Marquito amplia concretização da sala de mediação de conflitos sobre terras indígenas

Imprimir Enviar
Marquito no Acampamento Terra Livre, no final de abril, em Brasília FOTO: Werá Antunes/ Divulgação

Para lidar com o clima conflituoso que está se estabelecendo em Santa Catarina por conta de homologações de terras indígenas, o deputado Marquito (Psol) deu mais um passo, nesta terça-feira (9), na construção de uma sala situacional de mediação de conflitos. Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Marquito reuniu, em seu gabinete, representantes dos seguintes órgãos envolvidos na questão: Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Polícia Federal (PF). O assessor parlamentar indígena do mandato Werá Antunes também participou.

Houve consenso de que a principal causa dos conflitos tem sido a desinformação. Diante disso, e considerando que o mandato do deputado já protocolou um pedido de informação ao MPI, a secretária de Direitos Territoriais e Ambientais Indígenas do Ministério, Kerexu Yxapyry, comprometeu-se em enviar um dossiê completo das áreas já demarcadas e das áreas que estão em processo de demarcação em Santa Catarina, incluindo os mapas dessas regiões.

“Tenho certeza de que as informações oficiais vão esclarecer muitas dúvidas e levar a resoluções de diversos conflitos estabelecidos hoje. Enquanto isso, precisamos fazer o possível para evitar a incitação de violência”, destacou Marquito. No final de abril, o deputado havia realizado reunião em Brasília com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, sobre a proposta de criação dessa sala situacional.

 

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar