Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/01/2021 - 13h50min

Marlene pede inclusão de pessoas com deficiência na prioridade para a vacina

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler

A deputada Marlene Fengler (PSD) encaminhou ofício ao governador Carlos Moisés solicitando que pessoas com deficiência também sejam consideradas prioritárias no acesso à vacina contra a Covid-19, na medida em que o imunizante for sendo disponibilizado, por entender que "são integrantes do grupo de risco dessa doença".

A parlamentar lembrou que, segundo o censo de 2010, cerca de 21% da população têm algum tipo de deficiência. Observou ainda que a legislação já estabelece atendimento prioritário a elas, assegurando atenção integral à saúde das pessoas com deficiência em todos os níveis de complexidade por intermédio do SUS, além de garantir acesso universal e igualitário a essa população.

No pedido, Marlene ponderou que essas pessoas estão sujeitas a maior risco, sobretudo, em razão das fragilidades físicas, especialmente aquelas que resultam em insuficiência ou dificuldade respiratória. No texto enviado ao governo no início da semana, destacou que o conceito biopsicossocial atual de deficiência física, mental, intelectual e sensorial se afasta do conceito meramente clínico de doença, mas não afasta as pessoas com deficiência da condição de vulnerabilidade e de contraírem o coronavírus.

A deputada defende uma atenção diferenciada porque muitas pessoas com deficiência se utilizam do tato para identificar objetos, outras não conseguem manter o afastamento social por serem dependentes de atendimento pessoal e profissional, além das que têm dificuldade ou impossibilidade de utilizar a máscara ou que estão submetidas a outras situações de exposição ao coronavírus em seus cotidianos.

A deputada acredita que o governo estadual será sensível ao pleito, apesar de o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 proposto pelo Ministério da Saúde não prever prioridade às mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no país.

Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com

Voltar