Marlene prestigia instalação da Procuradoria Especial da Mulher em São José
A deputada Marlene Fengler (PSD) participou na noite desta terça-feira (27) da solenidade de instalação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de São José. Ao abrir o evento, que reuniu mais de 100 pessoas no plenário do legislativo municipal, a vereadora Alini da Silva Castro (MDB), que presidirá a Procuradoria, lembrou que desde 2017 foram iniciadas as tratativas para implantação da unidade. Uma das atribuições, segundo ela, é dar encaminhamento adequado às mulheres vítimas de violência que procuram ajuda, principalmente, nos gabinetes das quatro vereadoras do município. "Se nós nos unirmos, podemos fazer muito para ajudar essas mulheres, que muitas vezes se sentem inseguras para denunciar os agressores", destacou, ao observar que a instituição atuará em parceria com várias entidades, como OAB, polícias Civil e Militar, entre outras.
A vereadora explicou que as mulheres que recorrerem à Procuradoria Especial serão acolhidas, orientadas a buscar os mecanismos de proteção adequados e, na medida do possível, encaminhadas ao mercado de trabalho para que possam alcançar autonomia financeira que lhes permitam sair da situação de violência. A deputada Marlene Fengler parabenizou as vereadoras pela iniciativa, bem como aos demais integrantes do parlamento josefense, e ressaltou a instalação de Procuradorias Especiais da Mulher pelos legislativos como um passo importante pela igualdade de direitos e um canal concreto para encaminhamento de questões em defesa das mulheres. "A implantação de mecanismos de representação feminina, como o que está sendo instalado aqui hoje, é um marco que deve ser comemorado." A parlamentar destacou a baixa representatividade feminina nos espaços de poder como um ingrediente que dificulta a definição de políticas públicas eficazes voltadas aos direitos das mulheres. "Há muito boa vontade entre todas as instituições que atuam na questão, mas na prática faltam recursos técnicos, materiais e humanos para enfrentar com eficiência um problema que se agrava e envergonha nosso Estado", disse ela, ao lembrar que só neste ano, até esta semana, haviam sido registrados 36 feminicídios no estado, além de milhares de denúncias de violência contra mulheres registradas por diferentes instituições oficiais.
Marlene lembrou que propôs a realização de audiências públicas regionais pela Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa, e nas quais foi possível identificar inúmeras iniciativas bem sucedidas em todo o estado para aprimorar o enfrentamento à violência contra as mulheres e o combate ao feminicídio. Assim como outros participantes da solenidade, a parlamentar também ressaltou a importância das parcerias entre todas as instituições que tratam da questão para a obtenção de resultados efetivos. A Procuradoria Especial da Mulher, que vai funcionar em uma sala destinada a essa finalidade na Câmara, terá como sub-procuradoras as vereadoras Cristina de Sousa (PRB), Sandra Martins (PSDB) e Méri Hang (PSD).
Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com