Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/09/2019 - 18h36min

Marlene participa de encontro sobre turismo regional em Xanxerê

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler no 1º Meeting de Turismo da Região Oeste, em Xanxerê

A deputada Marlene Fengler (PSD) participou na manhã desta segunda-feira (30) do 1º Meeting de Turismo da Região Oeste, em Xanxerê. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste) que representa 35 municípios da região, reuniu mais de 300 pessoas, entre gestores públicos, parlamentares federais e estaduais, e empresários com o objetivo de debater o desenvolvimento do setor turístico regional.

Os participantes destacaram a realização do evento como uma iniciativa importante para integrar os municípios em uma rede cooperativa de ações e serviços para o fomento do turismo regional. A deputada Marlene observou que o desenvolvimento de mais um segmento econômico, além do agronegócio, poderá fixar os jovens em suas cidades, criando oportunidades de qualificação, emprego e geração de renda sobretudo nos municípios com menos de 10 mil habitantes, que são maioria na região.

"É inegável a força do agronegócio, um dos pilares da economia catarinense, responsável por um terço do PIB e por mais de meio milhão de empregos, mas a região Oeste tem também um enorme potencial turístico a ser explorado" ressaltou a parlamentar. Marlene citou o relevo acidentado, a paisagem campeira, as águas termais, os rios, cascatas e cachoeiras como atrativos turísticos naturais presentes em dezenas de municípios oestinos. Também lembrou a herança resultante da colonização de imigrantes italianos, alemães e de outras nacionalidades, como portugueses e poloneses, que possibilitou a formação de um mosaico cultural único, além da rica gastronomia e das festas típicas como elementos de atração turística.  

Além de destacar vários atrativos, a deputada ressaltou as inúmeras possibilidades de investimentos que poderiam ser desenvolvidas em rede entre pequenos municípios. "Nem todos os municípios, porém, serão capazes de estabelecer esses parâmetros ou fazer um diagnóstico de suas potencialidades e necessidades", observou Marlene ao defender parcerias para fomento do turismo de acordo com as características de cada município, a capacidade de desenvolver localmente ações e serviços que podem ser oferecidos aos visitantes.

A parlamentar lembrou do ecoturismo, do turismo rural, gastronômico, histórico, de aventura, além de outras vertentes que podem ser explorados na região. "Eu suponho que partir das discussões, da identificação do potencial de cada cidade e das necessidades para implantação de uma infraestrutura mínima de atendimento ao turista, o passo seguinte seria buscar suporte financeiro, logístico e legal para transformar a atividade turística em algo perene e sustentável sob todos os aspectos", disse.

Marlene também manifestou intenção de contribuir para definição de políticas públicas que possam alavancar o crescimento do turismo no Oeste, de forma que a atividade se consolide e seja competitiva. "Do ponto de vista turístico, Santa Catarina é conhecida mundialmente pelo seu exuberante litoral, mais do que por outros atrativos. Mas todos nós aqui sabemos que também há muita beleza longe do litoral e que a região Oeste tem muito a oferecer para que o setor de turismo de Santa Catarina, que hoje representa 12% da geração de riqueza do estado e é responsável por 127 mil empregos diretos e indiretos, possa se expandir e ser fortalecido, com reflexos positivos para a nossa região", finalizou a parlamentar.

A coordenadora do evento, Elisiane Menegolla, observou que o encontro foi pensando para oferecer um formato inovador sobre conteúdo e troca de experiências. "Um destino turístico inteligente depende de pequenos negócios atuantes e uma administração pública aliada na promoção de ações em prol do fomento e do desenvolvimento do setor. Além disso, gere os recursos de maneira eficiente, garante competitividade ao setor, possibilita experiências de qualidade aos turistas e oferece acessibilidade."

Durante a manhã ocorreu a solenidade de abertura e na sequência foi realizado o painel sobre Reconhecimento das IGRs como associações de interesse público com representantes da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Câmara de Vereadores de Xanxerê, do Paraná Turismo, da Santur e da Conturoeste. Na sequência, o secretário de Turismo de Canela (RS), Angelo Sanches, e o gerente da Volare Empreendimentos Turísticos, Fabricio Medeiros, falaram sobre as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento do turismo regional. A tarde os debates continuaram com a participação de representantes da Santur, da Fecomércio e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Vários cases de sucesso foram apresentados e compartilhados.


Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com


 

  

Voltar