Mário Marcondes visita Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina
Na última semana, o deputado Mário Marcondes (PR) visitou o Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina (IPQ), em São José, antigo Hospital Colônia Sant’Ana. Acompanhado do gerente Administrativo e Financeiro, Jair Santilho Costa, conheceu a estrutura do Instituto que atualmente conta com 400 leitos e cerca de 400 funcionários para prestação de serviço social psiquiátrico para todo o Estado. “Tanto o Jair como todos os funcionários merecem nossa admiração e respeito pelo trabalho e empenho com que atendem os pacientes, principalmente por ser uma área tão delicada”, disse Marcondes colocado o mandato à disposição.
Na oportunidade, Jair falou dos planos e da necessidade em melhorar e ampliar a atual estrutura do local. “Aproveito para solicitar ao deputado o apoio na busca de recursos, assim como, o seu empenho para instalação de antena para telefonia móvel no local”, solicitou o gerente, que foi comunicado pelo deputado Mário que o pedido da antena de telefonia já foi solicitado pela Assembleia Legislativa, em nome do parlamentar.
Sobre o IPQ
O IPQ é referência em assistência psiquiátrica em Santa Catarina e funciona sob administração da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Possui atualmente 400 leitos para internação de pacientes em emergência psiquiátrica, além do Centro de Convivência Santana (CCS) que abriga pacientes remanescentes do antigo Hospital Colônia Sant’Ana. Entre os atendimentos estão: tratamento Psiquiátrico; tratamento de dependência química (álcool e drogas); atendimento Clínico, Psicológico e Odontológico; Centro de Convivência; programa de atenção aos portadores de esquizofrenia; programa de atenção à portadores de transtornos afetivos; triagem e atendimento de emergência; terapia ocupacional e fisioterapia.
O hospital Colônia Santana foi inaugurado em 10 de novembro de 1941, no município de São José, durante o governo provisório de Nereu Ramos. Distante 25 km da capital do Estado, o hospital seguiu um modelo instituído pelo psiquiatra Philippe Pinel, na França. Em 1996 a antiga instituição chegou ao fim, surgindo em seu lugar o Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina (IPQ). Ao longo destas sete décadas, o hospital construiu uma história que acompanhou o desenvolvimento político assistencial em saúde mental, passando de uma trajetória de segregação e superlotação para se transformar em uma moderna instituição.
Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836 JP
Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Mário Marcondes
(48) 3221-2801 / (48) 9972-5902