Marcos Vieira ressalta nova rota da cerveja artesanal do Oeste
O extremo Oeste já é o berço da Oktoberfest no Brasil. Agora, também já é reconhecida pela qualidade da cerveja artesanal produzida nas empresas que não param de nascer. O deputado estadual Marcos Vieira visitou três empreendimentos e ressaltou a importância da nova rota da cerveja em Santa Catarina.
Na cidade de Itapiranga, que em 1978 realizou a primeira Oktoberfest fora da Alemanha, é a sede da Lassberg, indústria cervejeira que tem conquistado clientes Brasil afora. Ao lado do Rio Uruguai, a empresa foi fundada em 2016 por Leandro Sorgatto.
“Mesmo com as dificuldades do setor produtivo, com a péssima qualidade das estradas e a alta carga tributária, os empreendedores não desistem. Então temos o dever de ajudar a desenvolver novos negócios, incentivando a geração de emprego e renda”, disse o deputado Marcos Vieira, logo após presidir a Audiência Pública que determinou a federalização da SC-163, entre Itapiranga e São Miguel do Oeste.
“Com a federalização, a rodovia terá investimentos e o transporte das cargas será facilitado. Faltando agora buscarmos junto ao Governo Federal a construção da Ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul”, avaliou Marcos Vieira.
A segunda cervejaria visitada pelo deputado está na cidade de Descanso, e foi fundada em junho de 2017. A Big John, comandada pela empresária Diovana Shaker, recém abriu e já está ampliando as instalações para atender a demanda.
“Outra instalação com qualidade diferenciada e com muita capacidade de crescer. Para isso também precisa que o Governo do Estado e o Governo Federal não atrapalhem. Então cobramos investimentos na BR-282, que serão realizados com obras de melhoria no pavimento, bem como com a federalização da SC-163. Tudo para melhorar o escoamento da sua produção”, disse o deputado.
Em Tunápolis, nasce um complexo de lazer e entretenimento. O novo prédio da cervejaria Baumgratz, na comunidade de mesmo nome, está sendo construído e pretende ser um diferencial na área de eventos para o Extremo Oeste.
“A agricultura continua sendo a vocação do Oeste do Estado, mas as alternativas precisam surgir e ajudar a desenvolver Santa Catarina”, finalizou o deputado.