Marcos Vieira defende empresas de internet catarinenses
Durante a reunião da Bancada do Oeste, nesta terça-feira (10), na Alesc, o deputado Marcos Vieira (PSDB) defendeu que o governo do Estado priorize a valorização de empresas catarinenses, na expansão do serviço de Internet no Estado.
Na reunião da Bancada do Oeste com os secretários de Estado da Fazenda Cleverson Siewert, da Ciência e Tecnologia Marcelo Fett, da Casa Civil Marcelo Mendes e do Planejamento Edgard Usuy, houve a apresentação do plano de expansão da rede de internet. “Verifiquei que as provedoras de internet de Santa Catarina não foram citadas e que o governo do Estado estaria avançando para a tecnologia de satélite e de antenas, o que de pronto alertei que se não houver um entendimento, centenas de empregos estariam em perigo, pois as empresas catarinenses não podem ser esquecidas”, disse o deputado Marcos Vieira.
Os secretários revelaram que o Estado tem cerca de 300 mil domicílios descobertos de qualquer tipo de rede de internet, e cerca de 35% do território também não são atendidos. “Mas as empresas catarinenses têm tecnologia e condições de oferecer um serviço de qualidade, mas precisam que o governo do Estado, por meio da Celesc, também cumpram a legislação e não sejam penalizadas”, explicou Marcos Vieira, se referindo à lei que determina que a Celesc possa autorizar as empresas provedoras a usar os postes da estatal sem receberem multas. “Mas o que ocorre é que a Celesc está aplicando multas, mesmo tendo uma lei autorizando o uso”, comentou o deputado, que já foi coordenador da Bancada e está no grupo desde a sua instalação em 2019.
Os secretários de Estado confirmaram que as operadoras de internet catarinenses não serão prejudicadas e os serviços são complementares, visando também favorecer que o serviço de internet possa ser usado nas rodovias catarinenses.
O deputado Marcos Vieira pediu celeridade no processo. “Estamos trabalhando neste tema há mais de 5 anos e não podemos mais esperar que Santa Catarina seja prejudicada pela burocracia e lentidão no serviço público. Em Florianópolis, por exemplo, no aeroporto internacional, quem oferece o serviço de internet é uma operadora catarinense. Então temos mão de obra e tecnologia suficientes para que o serviço seja ampliado”, finalizou o deputado Marcos Vieira.
Comunicação Deputado Marcos Vieira - PSDB
Giancarlo Baraúna
(48) 9 9919-0691
Rodrigo Braga
(48) 9 9919-0592
Facebook: www.facebook.com/deputadomarcosvieira
Instagram: deputadomarcosvieira