Marcos Vieira reforça importância de aduana privatizada no Oeste
A Receita Federal atendeu uma demanda do setor produtivo e de lideranças políticas de Santa Catarina e lançou o edital para privatizar a Aduana de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste do Estado. Para o deputado estadual Marcos Vieira, o documento é o reconhecimento da força regional em prol de um objetivo.
A movimentação para melhorar os serviços aduaneiros de Dionísio Cerqueira tomou força em 2018, com o movimento A Aduana é nossa, que mobilizou a sociedade para melhorar a estrutura de exportação e importação.
No mesmo, ano uma comitiva catarinense esteve em Brasília em reuniões no Ministério da Agricultura e na Receita Federal.
“A Aduana de cargas de Dionísio tem capacidade para atender 4 mil caminhões/mês, mas atualmente consegue atender somente 1,2 mil/mês, perdendo fluxo para o Paraná e para o Rio Grande do Sul”, explica o deputado Marcos Vieira, que participou ativamente de todas as ações em Dionísio Cerqueira e em Brasília.
Com a nova estrutura, o movimento de caminhões pode pular para 5 mil/mês, somente com carga de milho. “Por isso as alterações na Aduana de Dionísio precisam ser urgentes e o Governo Federal atendeu as solicitações e com isso ganha Santa Catarina”, completa Marcos Vieira, que participou ativamente de todas as ações em Dionísio Cerqueira e em Brasília.
O deputado ainda reforça que a iniciativa vai facilitar as exportações do Estado para a Argentina e Chile e com isso, o Estado também pode ter melhorias nas rodovias BR-163, BR-282 e BR-470, pois aumentará o fluxo de caminhões e a necessidade de investimentos viários.
O deputado Marcos Vieira também reforça a importância da mobilização social com a participação de associações como a Associação Comercial e Empresarial de Dionísio Cerqueira e Barracão, Ascoagrim presidida à época por Marcos Voltolini, o movimento A Aduana é nossa, coordenada à época por Laudi Granoski, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, empresários e os próprios moradores de Dionísio Cerqueira.
Porto Seco
O projeto prevê um investimento inicial de cerca de R$ 40 milhões nos primeiros 15 anos de concessão, e cerca de R$ 11,5 milhões nos dez anos seguintes.
Com a obra, há a previsão de melhoria do fluxo de veículos pesados na região de Dionísio Cerqueira, além de proporcionar mais conforto aos usuários, caminhoneiros, despachantes aduaneiros e servidores públicos do Brasil e da Argentina que atuam no controle das importações e exportações.
Movimentação
Nos últimos 15 anos, Dionísio Cerqueira registrou um fluxo médio de 406 mil toneladas anuais de mercadorias. Na importação, as frutas e vegetais responderam anualmente por cerca de 97 mil toneladas em média nos últimos cinco anos, enquanto carne e madeira foram os principais produtos exportados, totalizando cerca de 64 mil toneladas anuais.
Comunicação Deputado Estadual Marcos Vieira - PSDB
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