Mais um passo dado para a restauração do prédio da FCC
A restauração completa do prédio que abrigava a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Mais um passo importante foi dado em reunião realizada na quarta-feira (22), no gabinete do prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.
O projeto do novo prédio que abrigará a sede do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM) foi apresentado ao Superintendente Estadual do órgão, Ricardo Peçanha e ao deputado estadual Valmir Comin (PP), que está intermediando o processo de comodato do patrimônio, desde o início.
De acordo com o deputado, a parte documental foi mais complexa e fez com que a negociação tivesse certa demora. "Aquele espaço sempre respirou história e nada mais justo do que restaurar e guardar com cuidado este local. Ali está sedimentada a história de Criciúma, a reforma vai dar vida ao espaço que será novamente disponibilizado para a sociedade", disse ele.
O espaço é tombado pelo patrimônio histórico e foi construído em 1941, pelo então presidente Getúlio Vargas. A restauração será executada pelo órgão que organizou o processo de tombamento. Peçanha saiu do encontro com boas perspectivas. "Queremos começar o mais rápido possível. Vamos unir o novo e o antigo. O nosso escritório no mesmo terreno será arrojado", pontuou o Superintendente. Ele garantiu que uma das prioridades no espaço é a criação de um museu sobre a história do carvão.
Mais informações:
Deputado Valmir Comin/ 9960 3004
Kênia Pacheco/Jornalista SC 04085 JP
(48) 3221 2888 / 9984 1799 / 9618 1911
Fotos: Milena dos Santos