Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/05/2023 - 13h09min

Mais informação e menos preconceito: Chapecó recebe seminário regional sobre autismo dia 29

Imprimir Enviar
Deputado Dr Vicente

Mais de mil pessoas se inscreveram para evento que segue até o dia 30

Com palestras de especialistas sobre o Transtorno do Espectro Autista, inicia na próxima segunda-feira (29), em Chapecó, o Seminário Regional Autismo: Mais Informação e Menos Preconceito. O evento é uma ação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.  A abertura do evento será às 9 horas, no Centro de Eventos de Chapecó. Com extensa programação, o seminário segue até terça-feira (30), sempre no período diurno.

Cerca de mil pessoas já confirmaram participação. A inscrição e a programação completa do evento  podem ser acessadas no  site da  Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveria - http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2317.  A realização do evento foi requerido pelos deputados Dr. Vicente (PSDB) e Julio Garcia (PSD).

“Precisamos falar sobre o autismo. Assistimos a um crescimento enorme de diagnósticos para TEA e a nossa comissão tem realizado um trabalho muito forte para levar informação de alta qualidade para pais, professores e demais profissionais que atuam na ponta, na orientação das famílias, no atendimento da pessoa com autismo. Precisamos debater a importância do diagnóstico precoce, sobre as condutas terapêuticas adequadas, direitos e ações de inclusão social e educacional. Viabilizamos a vinda de profissionais de renome para isso. Serão dois dias de muita atividade e compartilhamento de conhecimento”, explicou o deputado, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O deputado é autor da lei que garante a pessoa com autismo de nível 3, o mais severo, o direito de receber pensão especial no valor de um salário mínimo do governo catarinense.

Entre os temas que serão abordados nas palestras estão práticas pedagógicas inclusivas,  neurodiversidade, técnicas para o desenvolvimento da fala, tratamento multidisciplinar na reabilitação do autista,  transtornos do neurodesenvolvimento no contexto escolar, entre outros. Ao todo serão 10 horas de conteúdo com foco na inclusão da pessoa com autismo.

Palestra especial: Apoio Sociofamiliar no Transtorno do Espectro Autista
Como forma de otimizar a estrutura montada para o evento e possibilitar a inclusão de pessoas que só podem participar no período noturno, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizará, na noite do dia 29 de maio, duas palestras sobre o apoio sociofamiliar no Transtorno do Espectro Autista.  O advogado Paulinho da Silva, membro da Comissão da Pessoa com Deficiência OAB/SC e a presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Chapecó, falarão sobre “A Efetivação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”. Já defensora pública  Micheli Alves vai abordar o tema: “O Acesso à Justiça para a Efetivação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”.

A inscrição para essa programação também pode ser feita no site da Escola do Legislativo, no link - http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2325

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar