Mais de 60% dos pacientes com Covid 19 intubados morrem, diz Padre Pedro
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) disse nesta quarta-feira (3), na sessão plenária da Alesc, que levantamento do Hospital Regional do Oeste registrou 80 óbitos em 2020 e, somente em janeiro e fevereiro de 2021, 60 mortes. “Seis em cada dez pacientes que passam pela UTI estão falecendo, o que é a média observada também em outras regiões do País”, revelou.
Para Padre Pedro, a conta feita a partir de leitos de UTI é um sinal de que os limites foram ultrapassados. “É como se estivéssemos nos conformando com a ideia de termos doentes gravíssimos, com 60% deles vindo a óbito. E não pensamos ativamente em trabalhar para conter o contágio. Os leitos de UTI existem para salvar vidas, e queremos que os hospitais estejam bem equipados. Mas no caso da Covid 19, mais de 60% dos pacientes intubados acabam falecendo.”
O parlamentar afirmou que há mais de duas semanas busca saídas para a emergência sanitária que provocou a superlotação das unidades de saúde junto de gestores municipais, de hospitais e especialistas. Em todo Estado a fila de espera por leitos de UTI se aproxima de 300 pessoas, sendo 140 no Grande Oeste. E não há vagas em hospitais públicos ou privados. “Em São Miguel do Oeste, os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital Regional estão exauridos. O diretor clínico do HRO, Cássio Murilo de Nakano, disse que a maior parte dos pacientes tem menos de 60 anos e não existe mais comorbidades como agravante. Pessoas saudáveis estão adoecendo e entrando em insuficiência renal. De todos que entram na UTI, 60% vai morrer”.
O deputado relatou que desde o início da pandemia 18% dos profissionais do Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, já foram contaminados. “Nesse contexto, eles estão lutando com 25 leitos de UTI/Covid e 10 leitos de UTI/Geral lotados. Outras 15 pessoas estão aguardando no Pronto Socorro, 10 intubados.”
“O que nós estamos fazendo quando não pensamos a pandemia como uma emergência social e sanitária e aceitar que seis em cada 10 pessoas vão morrer? O que o Oeste e o Extremo Oeste estão vivendo e muitas outras regiões é muito triste, é fruto da irresponsabilidade de lideranças políticas e de vários grupos da sociedade.”
Segundo ele, vários pesquisadores já apontaram que a prevenção do contágio é muito mais barata, melhor para a economia e infinitamente melhor para defender a vida. “Isso significa vacinar a população da forma mais rápida possível e, enquanto isso não acontecer, trabalhar para conter a proliferação do vírus. E isso inclui o apoio, por parte dos poderes públicos, aos micro e pequenos empreendedores, aos trabalhadores e trabalhadoras, ao setor empresarial.”
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento