Maio Amarelo: Dr. Vicente alerta mortes em acidentes de trânsito
Durante a sessão desta terça-feira (21) da Assembleia Legislativa, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) foi à tribuna para falar sobre o movimento internacional Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população para redução de acidentes de trânsito.
O parlamentar lembrou que o Brasil ocupa o 5º lugar entre os países onde ocorrem mais mortes no trânsito e que o último levantamento do Ministério da Saúde mostra que em 2016 mais de 37 mil e 300 pessoas morreram vítimas de acidentes no país, sem contar o grande número de feridos graves que ficam com sequelas ao longo da vida.
O deputado, que é presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, também alertou para informação de que 60% dos leitos do SUS são ocupados por vítimas de trânsito.
Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que em 2017 ocorreram 1.554 mortes no estado provocadas por acidentes. Destas mortes, 44% eram adultos jovens entre 20 e 39 anos e que 34% das vítimas ocupavam automóveis; 32,4% usavam motocicletas; 14,8% eram pedestres e outros 5,2% eram ciclistas.
Os municípios que registraram o maior número de mortes por acidentes de trânsito foram Blumenau, Joinville, Chapecó e São José. Caropreso destacou a importância das ações desenvolvidas no Maio Amarelo pelo poder público e pela sociedade civil.
O mês de maio se tornou referência mundial para o balanço dessas ações porque em maio de 2011 a ONU decretou que a década é voltada ações para a segurança no trânsito e a cor amarela foi escolhida por que simboliza atenção.
O parlamentar reforçou que além das mortes causarem perdas irreparáveis para as famílias e o país, as lesões ocorridas no trânsito trazem consequências não apenas para as vítimas de acidente. “As pessoas devem evitar usar o celular, que é uma das grandes causas de acidentes. Campanhas como Maio Amarelo são importantes para alertar a população."
Maurício Freitas
Jornalista