Luciane Carminatti denuncia situação precária das escolas estaduais ao Ministério Público de SC
A vice-presidente da Comissão de Educação da Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT), denunciou na terça-feira (12) ao promotor da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, Marcelo Wegner, a situação das 65 escolas estaduais visitadas pela comissão em 2012. “Entregamos o relatório com fotos e depoimentos sobre a precariedade da estrutura das escolas”, disse a parlamentar.
Luciane demonstrou ao promotor sua preocupação com relação à falta de investimentos na manutenção das escolas estaduais. “As estruturas precisam oferecer condições de aprendizagem e de segurança aos alunos, pois não é possível esperarmos tragédias para tomarmos uma atitude. Neste sentido, queremos que o MP nos ajude a fiscalizar e a cobrar do Governo do Estado investimentos imediatos e permanentes nas escolas”, justificou.
As visitas revelaram escolas com estruturas sem nenhuma condição de segurança. Praticamente todas têm fiação elétrica exposta e rachaduras nas paredes, oferecendo perigo eminente aos alunos.
O promotor referendou o trabalho da Comissão, se colocou à disposição para cobrar ações de melhorias nas escolas e sugeriu a contração de um engenheiro civil para cada Secretaria de Desenvolvimento Regional. “Com isso cada regional terá um profissional permanente para fiscalizar a estrutura das escolas. “Vamos encaminhar este relatório para as promotorias de todas as comarcas regionais, para que acompanhem e cobrem as providências necessárias”, afirmou Wegner. E salientou que, se preciso for, o Ministério Público fará procedimento jurídico exigindo que o Estado faça as melhorias necessárias nas escolas.