Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/08/2024 - 16h28min

Lei cria Mês da Saúde Mental Materna

Imprimir Enviar
Deputado Marquito
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa aprovou a lei que institui o Mês da Saúde Mental Materna - Maio Furta-Cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e à promoção da saúde mental materna. O mês de maio foi escolhido por já ser celebrado nacionalmente o Dia das Mães. A proposição foi do deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol), que recebeu a demanda de representantes da Campanha Maio Furta-Cor.

Nos períodos de gestação, parto e após o parto, há um aumento do risco de adoecimento psíquico, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse aumento é provocado não somente pela ansiedade e pelo estresse, mas por uma série de fatores da dimensão biopsicossocial.

A sobrecarga mental, a jornada de trabalho excessiva (tripla, muitas vezes), as reduções e disparidades salariais, o desemprego, a informalidade, o aumento dos índices de violência doméstica e o feminicídio são outros fatores que impactam na saúde mental das mulheres em idade reprodutiva.

Um recorte socioeconômico de uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, feita entre 2018 e 2021, mostrou que uma em cada quatro mães em situação de vulnerabilidade no Brasil apresentou sintomas depressivos no primeiro e/ou segundo ano pós-parto.

Os transtornos psíquicos são vistos pela OMS como um grave problema de saúde pública, que necessita de enfrentamento urgente. A falta de informação, a escassez de atendimentos de prevenção e o forte estigma social sobre o adoecimento psíquico na gravidez e no puerpério são enormes empecilhos para que gestantes e puérperas busquem ajuda qualificada.

“Apoiar e promover uma experiência de gestação, parto e pós-parto com dignidade e cuidado são ações efetivas para melhorar os resultados de saúde. A qualidade dos serviços de saúde materno-infantil para todas as mulheres pode ser melhorada por meio da criação de um ambiente onde elas se sintam seguras e respeitadas para discutir quaisquer dificuldades que estejam enfrentando”, ressalta Marquito.

 

Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar