Lages sedia seminário sobre perspectivas do turismo na Serra Catarinense dia 13
Apresentação de case de sucesso sobre enoturismo em Portugal será uma das atrações
A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Amures, Uniplac e Conserra, promove, nesta sexta-feira, dia 13 de setembro , das 8 às 18h, na Universidade do Planalto Catarinense , o seminário "Perspectivas do Turismo na Serra Catarinense".
De acordo com o presidente da Comissão , deputado Ivan Naatz (PV), o evento tem objetivo avaliar os resultados deste ano e debater medidas para fortalecer o turismo regional na temporada de inverno e durante todo o ano.
“O grande desafio é buscar alternativas para fortalecimento e profissionalização do setor que apesar de apresentar crescimento gradativo nos últimos anos, ainda tem algumas limitações que podem ser corrigidas com esforço conjunto, inovação , criatividade e parcerias entre o trade turístico e o setor público, ” comenta o deputado.
Uma das palestras e debates neste sentido será com a portuguesa Lilia Ana Águas, vereadora do Turismo do município de Oliveira do Bairro, ex-deputada federal, advogada e integrante da diretoria da Associação da Rota da Bairrada, uma região produtora de vinhos de Portugal. Convidada especial da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, ela vai apresentar o case de sucesso “As vinhas do progresso: O caminho percorrido pela Rota da Bairrada na consolidação do turismo relacionado com a área vitivinícola”.
Segundo o deputado Ivan Naatz, é uma experiência que pode ser aproveitada pelo setor do enoturismo catarinense em função das características regionais semelhantes e pela forma como iniciou a revitalização do comércio do vinho português "que sofre "com os mesmos problemas de concorrência tributária dos vinhos dos países vizinhos, como acontece em Santa Catarina em relação aos países do Mercosul. "Há inclusive o debate de uma proposta para implantação da Zona Franca de impostos do enoturismo", antecipa o parlamentar.
Diversas outras palestras e debates sobre o futuro do turismo serrano com autoridades e técnicos da região estão previstas e ao final deverá acontecer a leitura e a aprovação da Carta de Instância de Governança Amures/Conserra (Associação dos Municípios da Região Serrana/Conselho de Turismo da Serra Catarinense).
Comunicação - Outras informações - 48 - 9 9 91 01 8946
OBS - Horário da palestra da portuguesa Lilia Ana Águas - 9h45min às 11h