Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/03/2023 - 19h34min

Joinville é uma das três melhores cidades para empreender no Brasil

Imprimir Enviar
Deputado Matheus Cadorin
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Confira o Top 10 cidades com melhor Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023

Joinville, em Santa Catarina, é uma das três melhores cidades para empreender no Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2023, desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor. São Paulo lidera o ranking com 8,67 pontos, seguida por Florianópolis com 8,41 e Joinville com 7,99 pontos. Em 2022, Joinville ocupava a nona posição e, neste ano, subiu para a terceira colocação em um índice que avalia as 101 maiores cidades do país.

Desburocratizar
“Quando nós assumimos a gestão, Joinville estava em 16º lugar. Agora conseguimos trazer para o terceiro. Isso é resultado da ação dos servidores, que se dedicaram a desburocratizar;  das associações empresariais, que ajudaram a identificar os pontos críticos; e da Câmara de Vereadores, que discutiu e aprovou mudanças legislativas necessárias. O resultado para a cidade é a geração de mais empregos, oportunidades e negócios”, disse o prefeito Adriano Silva.

Agilidade
O levantamento é composto pela análise de sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Em todos eles, Joinville tem boa pontuação, mas o destaque é principalmente para o indicativo “ambiente regulatório”, onde são avaliados itens como redução da burocracia, tempo para andamento dos processos e tributação.

Empregos
O deputado Matheus Cadorin (Novo), que é natural de Joinville, explica que a desburocratização para a abertura de empresas é uma das principais ações que levaram a cidade a se destacar no ranking: “Joinville já é reconhecida nacionalmente como uma cidade de negócios. E agora, com esse resultado, vemos que a gestão do prefeito Adriano Silva à frente da Prefeitura está deixando a cidade ainda mais aberta a novos negócios. Isso é fundamental para gerar mais empregos e renda para todos”, ressaltou.

Top 10 cidades do ICE 2023
Pos. Cidade ICE 2023
1º São Paulo (SP) 8.67
2º Florianópolis (SC) 8.41
3º Joinville (SC) 7.99
4º Brasília (DF) 7.96
5º Niterói (RJ) 7.83
6º Boa Vista (RR) 7.78
7º Curitiba (PR) 7.78
8º Rio de Janeiro (RJ) 7.73
9º Macapá (AP) 7.49
10º Goiânia (GO) 7.39

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar