Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/11/2013 - 18h31min

Joares Ponticelli homenageado pela União dos Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul

Imprimir Enviar
Foto: Sílvio Gomes

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli (PP), foi homenageado pela União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul (UPM), durante a assembleia geral extraordinária da entidade nesta quinta-feira (28), em Florianópolis. O parlamentar, que foi o primeiro secretário da UPM, recebeu uma placa de agradecimento, por proposição do Bloco Argentino, liderado pelo deputado provincial German Lopez.

Conforme registrou o parlamentar argentino, foi a Assembleia catarinense que deu suporte e apoiou decisivamente os primeiros passos da UPM. “Esta Câmara foi quem apadrinhou e impulsionou a organização”, declarou, lembrando que na oportunidade Joares Ponticelli era o secretário da UPM.

Ponticelli agradeceu o gesto do colega argentino e declarou que o motivador da sua participação na causa da UPM foi Flávio Monteiro, secretário executivo da organização. “É um animador, nós lhe devemos muito”, explicou. O presidente do Legislativo catarinense informou seus colegas que deixará a presidência da Casa em fevereiro, mas que continuará “comprometido com a UPM, para um dia merecer o reconhecimento que recebi na tarde de hoje”.

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, Ponticelli falou sobre os protestos populares que eclodiram em 2013 no Brasil. "O movimento das ruas foi um recado muito claro e legitimo que brotou do povo e das angustias da sociedade. Interpreto que o povo quis dizer que decorre um tempo muito grande entre a tomada das decisões e a ação concreta. No Brasil os processos demoram muito e as respostas ficam distantes. Por isso é preciso que este recado seja ouvido e que haja mudanças".

O presidente da Assembleia Legislativa catarinense também defendeu a integração do Brasil com os demais países do Mercosul. "Nossa proximidade com os países vizinhos de língua espanhola é um fator decisivo para o desenvolvimento integrado”, avaliou Ponticelli.

Parlamentares da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai se reuniram na Assembleia Legislativa catarinense  para discutir diversos temas relativos a integração internacional, entre eles a situação dos alunos que estudam fora de seus países de origem. O evento contou com a participação de cerca de 40 deputados, sendo 20 de países do Mercosul e 20 de estados brasileiros.


Júlio Cancellier
(48) 9901-0488

Voltar