Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/06/2022 - 17h57min

João Amin visita produtores de queijo beneficiados por lei de sua autoria

Imprimir Enviar
Deputado João Amin e produtores de queijo de Major Gercino

Com o objetivo de conferir de perto os impactos da lei de sua autoria que regulamentou a produção de queijo artesanal de leite cru em Santa Catarina, o deputado João Amin (PP) visitou esta semana quatro queijarias na comunidade Diamante, em Major Gercino, na Grande Florianópolis. Produtores que conseguiram legalizar sua atividade graças à iniciativa do parlamentar progressista mostraram seus produtos, agora certificados, e fizeram questão de agradecer pelo projeto de lei que beneficiou mais de 15 mil famílias no estado.

“É muito gratificante ajudar, através da minha atuação como deputado, a manter uma tradição familiar tão importante”, afirmou João Amin. “Estamos falando de um produto de alta qualidade, genuinamente catarinense, que mesmo sendo vendido para os mercados mais exigentes do mundo, não tinha sua produção legalizada em Santa Catarina”. A visita às queijarias do município foi acompanhada do prefeito Valmor Pedro Kammers, e do secretário de Agricultura, Valdecir Marchi.

O projeto de lei que beneficia os pequenos produtores de queijo foi sancionado em janeiro de 2018, e regulamentado pelo Executivo em novembro de 2019. Insatisfeito com os problemas que seguiam ocorrendo mesmo após a regulamentação, Amin protocolou novo projeto estabelecendo critérios sobre a produção e comercialização dos produtos, para que os produtores deixassem de enfrentar problemas com a fiscalização.

Em novembro de 2021, o Executivo sancionou o projeto de lei 251/2021, de autoria do deputado João Amin, que regulamenta a Lei nº 17.486/2018, também do parlamentar progressista, que dispõe sobre a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru. Ao defender a aprovação da matéria, o deputado apresentou manchetes de jornais onde pequenos agricultores, mesmo com queijos premiados mundialmente, tinham sido presos e seus produtos apreendidos. “O produtor não pode ser tratado como um criminoso. Quando aprovamos a lei, há três anos, foi feita uma regulamentação absurda que inviabilizou a produção por pequenos agricultores, agora estamos corrigindo isso”, afirmou o deputado na ocasião.

Voltar