Jessé Lopes denuncia radicalização política dos DCEs na Udesc
O deputado Jessé Lopes (PSL) fez um alerta sobre a radicalização política e o caráter antidemocrático da atuação de alguns Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE). Lopes lembra que a função original do organismo é zelar pelos direitos estudantis e não fazer política partidária.
Jessé Lopes faz referência a um panfleto de uma das chapas concorrentes ao DCE da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), que dizia frases como: “derrubar este governo está na ordem do dia.” O deputado classificou a atuação da chapa como antidemocrática e prometeu ser um ferrenho fiscalizador dos DCEs nas universidades catarinenses e na defesa da democracia e da pluralidade.
Em outro trecho do panfleto de campanha da chapa, os estudantes falam contra a reforma da previdência, o que segundo o deputado deixa clara a partidarização que tomou corpo nos DCEs.
“O panfleto fala em discutir e combater. Ou seja, só querem combater”, ressalta Jessé Lopes.
Segundo o deputado, essa não é a função dos DCEs, organismo que constitui a máxima representação estudantil, desde 1937, quando foi criado. Jessé Lopes credita essa radicalização ao gramscismo, referência ao socialista italiano Antônio Gramsci, que recomendava a ocupação dos espaços e órgãos públicos por militantes comunistas para uma revolução silenciosa.