Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2023 - 17h01min

Jaguaruna e região buscam soluções para lixo e saneamento

Imprimir Enviar
Deputado Marquito FOTO: Arthur Rancatti/ Divulgação

O Fórum Municipal de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos e Esgotamento Sanitário, realizado na semana passada, na Câmara Municipal de Vereadores de Jaguaruna, reuniu prefeitos, vereadores, secretários, pesquisadores, empresários e representantes de indústrias e instituições na busca por ações sustentáveis para cidades de pequeno e médio porte da região. O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Marquito (Psol), participou do evento apresentando o painel "Esgotamento Sanitário: Boas práticas na gestão municipal".

Na apresentação, foi exposto o caso do rompimento da Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e uma série de alternativas possíveis para o esgotamento sanitário nos municípios. Algumas das tecnologias envolvidas são: os jardins filtrantes e as wetlands, que purificam a água, os banheiros secos e as bacias de evapotranspiração, que podem coexistir, em menor escala, com o saneamento tradicional.

“Acreditamos que sistemas ecológicos e inteligentes descentralizados, bem como tecnologias de reuso e sistemas individuais são viáveis. Na natureza, os resíduos orgânicos transformam-se em recursos. Da mesma forma, nós podemos transformar o esgotamento em recurso”, explicou o deputado. O auditório, lotado durante todas as horas do evento, demonstrou que havia ali muitas pessoas preocupadas e interessadas em articular movimentos por cidades mais sustentáveis. “Sabemos que o futuro pode ser efluente zero, e continuaremos batalhando para esse objetivo”, concluiu Marquito.

 

 

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar