Turismo: seminários ampliam debates e fortalecem parcerias no setor
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
Restringir o transporte de cargas em determinados horários durante a próxima temporada de verão nas BRs-101, 282, 470 e 280; buscar a flexibilização do calendário escolar para facilitar a movimentação turística das famílias e conciliar com as datas dos estados vizinhos; intensificar a promoção nacional e internacional dos principais destinos catarinenses e sinalização do corredor turístico estadual desde a fronteira foram algumas das medidas anunciadas pela presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Flávia Didomênico, durante o seminário “As perspectivas do turismo para 2019/2020”, que aconteceu nesta segunda-feira (12), na Alesc, numa iniciativa da Comissão de Turismo e Meio Ambiente e Escola do Legislativo, reunindo representantes do setor público e privado do segmento.
O presidente da Comissão, deputado Ivan Naatz (PV), disse que o seminário foi o primeiro de muitos que ainda serão realizados com o objetivo de ampliar a parceria do poder legislativo com os órgãos oficiais de turismo e o trade catarinense em busca do planejamento estratégico e avanço na profissionalização do setor.
Durante o evento, a presidente da Santur revelou ainda que a promoção do turismo internacional para 2019/2020 está focada no selo bandeira azul, conquistada por 14 praias; garantiu a concessão à iniciativa privada dos Centros de Eventos de Balneário Camboriú (até o inicio do ano que vem) e Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, e a retomada do projeto para a construção de um mirante- passarela de vidro na Serra do Rio do Rastro, no Sul do Estado.
Infraestrutura
Já o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho, antecipou que também haverá melhorias na Capital para a próxima temporada de verão. A ponte Hercílio Luz deverá ser aberta ao trânsito, e será inaugurado o novo terminal de passageiros do aeroporto de Hercílio Luz . Vinicius citou ainda o lançamento do edital da marina da Beira-Mar Norte, o engordamento da faixa de areia de Canasvieiras, previsto para ser concluído até novembro e a revitalização da SC-401, com implantação ciclo-faixas.
Thaise Costa Guzzatti, engenheira agrônoma, doutora em Geografia e assessora técnica do "Programa Acolhida na Colônia", falou sobre os 20 anos do programa e a experiência dessa modalidade de turismo rural em municípios com menos de 5 mil habitantes, que necessitam de melhorias na infraestrutura para ampliar o atendimento ao turista.
Na avaliação final do evento, o deputado e idealizador Ivan Naatz disse que este primeiro seminário foi importante para o debate prévio dos principais aspectos que podem contribuir para o crescimento do turismo em Santa Catarina, não só para a temporada de verão, mas durante todo o ano e em todas as regiões do Estado. "O papel da Alesc é unir as pontas, ampliar as parcerias para que o setor cresça ainda mais como fator de geração de emprego e renda e na contribuição à economia catarinense."
Comunicação Gabinete com Agência Alesc