Instalação de IML em Campos Novos avança, diz Titon
Antiga luta do deputado Romildo Titon (PMDB), a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal em Campos Novos está cada vez mais próxima de virar realidade. Hoje, a cidade é atendida pelo instituto de Joaçaba, a cerca de 40 quilômetros de CN, o que provoca transtornos para autoridades e população.
Em recente conversa com o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, Titon recebeu sinal positivo para tentar encontrar estabelecimento de propriedade do Estado que possa sediar o IML na cidade. Grubba se dispôs a viabilizar a unidade, mas falou da dificuldade de contratar novos médicos. O deputado disse que buscaria alternativas junto ao município para preencher o quadro de pessoal. “Essa minha reivindicação tem cerca de dez anos. Na conversa com o secretário avançamos bastante”, destacou Titon.
A instalação de um IML em Campos Novos irá poupar deslocamentos e agilizar uma série de serviços essenciais. Além das autópsias, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias como: exames de lesões corporais, de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exames de constatação de violência sexual, de sanidade mental, de constatação de idade, e de doença sexualmente transmissível, além de todas as demais perícias que interessem à Justiça e necessitem do parecer de especialistas em Medicina Legal.