Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/05/2023 - 16h46min

Indústria da proteína animal em SC: Zé Milton destaca papel do certificado sanitário

Imprimir Enviar
Deputado José Milton Scheffer na Comissão de Agricultura
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Durante o 6º Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa, realizado na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30), o engenheiro agrônomo, deputado Zé Milton (PP), defendeu importância do status sanitário catarinense para o crescimento da indústria da proteína animal no estado.

Zé Milton enfatizou a relação do certificado sanitário com a criação da Cidasc e sua influência na consolidação do estado como referência no setor. Assim como relembrou suas memórias de infância, quando presenciava a contratação de pessoas pela Cafasc para realizar uma vacinação contra a febre aftosa. “Naquela época, nós tínhamos uma agropecuária em Sombrio, onde a vacina era vendida. No entanto, muitas pessoas não compreendiam a importância da campanha. Não compreendiam na época a grandiosidade da iniciativa”, recordou o parlamentar.

Segundo Zé Milton, o certificado sanitário permitiu que Santa Catarina exportasse seus produtos, como leitões, para países da Europa. “Foi graças a essa conquista que a indústria da proteína animal catarinense se desenvolveu e alcançou reconhecimento internacional. Aqui, em nome da presidente Celles Regina de Matos, agradeço a todos os funcionários da Cidasc pelo grande trabalho que nos permitiu, há 16 anos, alcançar o nosso status sanitário livre da febre aftosa”, disse Zé Milton.

Ao final o deputado afirmou que o Poder Executivo nem sempre reconhece plenamente a grandiosidade dessa cadeia produtiva, mas cabe aos colegas parlamentares e os envolvidos no setor evidenciar a importância para a sociedade catarinense.

O evento contou com a presença dos deputados da Comissão de Agricultura, secretário de Estado, Valdir Colatto, presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, da Epagri, Dirceu Leite, representantes do Ministério da Agricultura e do setor agropecuário.

 

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar