Incentivo à apicultura
Vice-presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Zé Milton (PP) participou, nesta quarta-feira (23), do lançamento do projeto "Rainha" da Secretaria de Estado da Agricultura, que beneficiará a médio prazo as mais de 30 mil famílias que vivem da apicultura.
O programa desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a empresa Prodapys, de Araranguá, através da Secretaria da Agricultura, irá disponibilizar, a partir de 2014, R$ 80 mil para a criação de abelhas rainhas como forma de melhorar a qualidade genética das colmeias em Santa Catarina. Além da distribuição de 10 mil abelhas rainhas para pequenos produtores rurais, o projeto dará orientação técnica da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) para melhorar a produtividade e qualidade genética das abelhas catarinenses.
Segundo o diretor da Prodapys, Célio da Silva, com o projeto "Rainha" a produção catarinense terá uma aumento significativo em médio prazo. "Atualmente temos uma produção por colmeia de 20 quilos de mel/ano, enquanto no Canadá, por exemplo, a produtividade é próxima a 150 quilos/ano. Com a seleção das rainhas teremos logo um aumento significativo", frisou Célio, destacando que a abelha rainha possui um ciclo de cinco anos, sendo que nos dois primeiros há um alto índice de produção, após começa a cair.
Para o presidente da Comissão de Economia, deputado Zé Milton, o projeto vem ao encontro do desenvolvimento rural e econômico. "O Estado, ao incentivar a apicultura, está proporcionando renda extra às famílias rurais, fixando o homem no campo e fomentando a economia catarinense", destacou Zé Milton, salientando que no estado há mais de 30 mil famílias de apicultores, responsáveis pela produção média de 6 mil toneladas ano.
Kit apicultura
Para proporcionar renda extra ao produtor rural, a Secretaria da Agricultura, lançou o programa denominado Kit Apicultura, no qual será fornecido aos produtores interessados equipamentos para implantação da apicultura em sua propriedade. Composto por seis colmeias, com ninho e dois melgueiras; cera alveolada para seis comeias; formão; dois macacões completos com máscara; dois pares de luvas e um fumegador, cobertura ecológica, arames, esticador de arame, rainha, núcleo Langstoth, alimentador de cobertura, luvas, jaleco. Com valor aproximado de R$ 1.8 mil, ao adquirir o kit o produtor terá dois anos de prazo para pagamento com parcela anual. De acordo com o secretário de Agricultura, João Rodrigues, está previsto para o próximo ano o fornecimento de 490 kits.