Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/06/2022 - 17h48min

“Impunidade revoltante”: absolvição de servidores na compra de respiradores

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz foi proponente e relator da CPI dos Respiradores
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O deputado Ivan Naatz, líder da bancada do PL na Alesc e relator da CPI dos Respiradores, classificou como “inacreditável e de uma impunidade revoltante” o  resultado do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado pela Secretaria de Estado da Saúde contra cinco servidores que atuaram diretamente na compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões, em 2020, e que terminou sem indicar culpados. Quatro dos citados foram absolvidos e tiveram o processo automaticamente arquivado.

A única a receber penalidade foi a ex-superintendente de Gestão Administrativa, Marcia Pauli, a quem foram aplicados 15 dias de suspensão por ter descumprido norma disciplinar que fala em “observar as normas legais”. O motivo foi a falta de exigência de garantias na compra dos equipamentos. Ela ainda tem direito a recurso.

“São justificativas falhas, vazias e burocráticas. A quem eles querem proteger ?", questionou ainda Naatz sobre as conclusões do processo interno. O deputado disse que o relatório final da CPI dos Respiradores foi contundente sobre as responsabilidades dos servidores envolvidos, inclusive do governador do Estado Carlos Moisés, “tanto que serviu de base para o segundo processo de impeachment e para o voto de condenação dos cinco desembargadores do Tribunal Especial."

Ivan Naatz lembrou ainda que, em função disso, não há nenhuma sentença que absolva o governador da responsabilidade administrativa, apenas o arquivamento do impeachment por acordo e voto político. O parlamentar informou também que continua tramitando a Ação Popular que moveu na justiça contra o governador e que busca provar sua responsabilidade, criticando ainda que o governo falta com a verdade quando informa já ter bloqueado R$ 38 milhões dos empresários envolvidos na fraude dos respiradores. “É uma enganação, não há nenhuma garantia judicial da devolução deste dinheiro aos cofres públicos.”

 

Comunicação Gabinete 
 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar