A criação de uma Rede Hospitalar na Amesc é debatida por lideranças
Para conhecer a realidade dos hospitais do Extremo Sul, o secretário de Estado da Saúde, Paulo Kleinubing, esteve reunido com os representantes das seis instituições da Amesc. A agenda organizada pelo presidente da Frente em Defesa da Saúde Catarinense, deputado Zé Milton (PP), foi solicitada ao parlamentar pelos diretores dos hospitais com o objetivo de debater com o secretário sobre a atual situação destas instituições e elaborar um projeto para solucionar os problemas da saúde na região. Durante o encontro, Zé Milton destacou o papel social dos hospitais de pequeno porte e sua importância para o atendimento nos municípios e a necessidade de organizar uma rede hospitalar na região. “Os hospitais de pequeno porte funcionam de forma referencial e podem ser estruturados para atendimento qualificado, desde que cada um seja vocacionado, tornando desnecessário o deslocamento de pacientes para outras regiões”, afirmou Zé Milton.
Presidente do Hospital de Jacinto Machado, Renato Zanatta, salientou os investimentos sendo feitos na unidade e os estudos para a vocação da instituição. “Sabemos que nem sempre as soluções são fáceis, mas precisamos achar uma solução que melhor atenda a necessidade da nossa população. E acredito que se tivermos referências nestes hospitais, iremos melhorar bastante a questão na região”, ressaltou Renato, citando que em Jacinto estão se preparando para atender a área da geriatria.
Ao final das explanações, o secretário afirmou que o Estado está aberto ao diálogo e que apenas trabalhando juntos pode-se chegar a uma solução que atenda às necessidades da população. “Este encontro foi bom, pois fizemos um raio-x da situação aqui, e com isso vamos nos reunir novamente para elaborarmos um planejamento da rede hospitalar e darmos resolutividade aos anseios da população”, frisou o secretário, destacando o exemplo do que foi feito em Criciúma, que tem sido exitosa.
O financiamento dos hospitais de pequeno porte também foi um dos assuntos discutidos. "Estamos redesenhando a política e fazendo o estudo para a melhor distribuição dos investimentos, disse o secretário. "Meu compromisso com vocês é de fazer os pagamentos dos serviços prestados ao Estado no prazo e trabalharmos aqui na região a forma que fizemos em Criciúma, que tem dado certo", finalizou.
Estavam presentes o deputado Zé Nei Ascari (PSD), secretário de desenvolvimento Regional, Ademir da Silva, vice-prefeito de Jacinto Machado, Adelor Emerich, prefeito de Sombrio, Zenio Cardos, secretários municipais e lideranças.