Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/07/2024 - 18h08min

Imigração Italiana em SC: Comissão Organizadora apresenta logomarca das comemorações dos 150 anos

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Comissão Organizadora dos Festejos dos “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025” lança oficialmente nesta quinta-feira (1º), a logomarca oficial das comemorações. O ato ocorrerá em Brusque, às 20h, no Colégio Cônsul Carlos Renaux.

O evento terá participação da cônsul geral da Itália para os Estados do PR e SC, Eugenia Tiziana Berti, de prefeitos de municípios da região, representantes de círculos italianos, dos Comitês dos Italianos no Exterior e demais autoridades.

“O lançamento da logomarca, a identidade visual das festividades dos 150 anos da Grande Imigração Italiana no Brasil, mostra a seriedade, o empenho e cuidado que se está tendo para que as comemorações, que ocorrerão em 2025, estejam à altura dos bravos imigrantes italianos e de todos que lutam para manter e difundir a cultura italiana em Santa Catarina”, explica o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da comissão organizadora. O parlamentar também coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa.

Brusque foi sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, local que registra o início do fenômeno da grande imigração italiana no estado, com a chegada da primeira leva de imigrantes em 4 de junho de 1875. Eram 108 colonos oriundos de várias regiões da Itália, entre trentinos, vênetos e lombardos.

Atualmente, o Brasil detém o título de país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população. Além disso, mais de 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana. “Esses números refletem os fortes laços de sangue que unem nossos países”, frisa o deputado.

 

Assessoria de Comunicação

(48) 99127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar