IFSC deve iniciar aulas em São Lourenço do Oeste na metade do ano
Jovens e pais do Oeste catarinense podem comemorar mais uma boa notícia para a educação, especialmente aos estudantes da região de São Lourenço do Oeste. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tem prazo para iniciar as atividades já no segundo semestre deste ano. A informação foi repassada na última segunda-feira (24), em reunião em Florianópolis entre a reitora da instituição Maria Clara Kaschny Schneider, o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), a deputada l Luciane Carminatti (PT), o prefeito de São Lourenço Geraldino Cardoso, a secretária de Educação do município Lucia Iliane da Costa, o presidente da Facisc, Ernesto João Reck, e demais lideranças.
Nos próximos dias iniciam as obras, como limpeza e pinturas no prédio concedido ao IFSC pela Prefeitura de São Lourenço, localizado no Distrito Frederico Wastner, a cerca de 7 km do centro da cidade. Ao mesmo tempo, serão organizadas ações com a comunidade para ouvir as necessidades e planejar estratégias de implantação dos cursos. Entre os cursos em discussão está o na área de informática, que não demanda fortes investimentos em laboratórios neste primeiro momento, e também no setor agrícola.
“O Instituto vai definir os cursos oferecidos, mas a comunidade contribuirá nessa grande decisão, que deve levar em conta também a vocação regional para atender nossas empresas e a comunidade”, destacou o prefeito Geraldino Cardoso.
“Há muito trabalho a se fazer, mas vamos iniciar as aulas com estruturas adequadas para os nossos alunos”, apontou a reitora, que comemorou também o anúncio da emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai no valor de R$ 250 mil para o campus.
A deputada Luciane Carminatti reafirmou a importância de investir na educação e priorizar o acesso ao ensino superior de qualidade, com as escolas técnicas e profissionalizantes e as universidades federais. “Essa é uma grande vitória para a região de São Lourenço, que trará novas oportunidades de profissionalização aos jovens para que eles permaneçam na sua cidade e contribuam para o desenvolvimento local, criando seu próprio negócio ou qualificando a prestação de serviço na região”, ressaltou.
Campus avançado para Abelardo Luz
A deputada Luciane Carminatti também festejou o anúncio de que Abelardo luz receberá o primeiro Campus avançado do IFSC dentro de um assentamento. “É um marco histórico para Abelardo e para as mais de 1500 famílias assentadas, pois garante que os filhos estudem e permaneçam ali, à frente das propriedades rurais”, disse Luciane.
Ester Koch da Veiga
Assessoria de comunicação
048 9911-0347
Rafaela Menin
Assessoria de comunicação
049 9985-7196