Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2019 - 18h02min

No dia dos professores, Campagnolo presta homenagem a professores catarinenses

Imprimir Enviar
Deputada Ana Campagnolo

Na Sessão Ordinária de hoje, a deputada Ana Campagnolo (PSL) prestou moção de aplausos homenageando dois profissionais em virtude de seus trabalhos neste Dia dos Professores: Sandro Santos e Ruth de Cássia Rodrigues Guetten.

Sandro, professor de Artes Visuais, desenvolveu o projeto Cultura Egípcia na Escola Dom Afonso Niehues, executado com maestria com a participação dos alunos do Ensino Médio da EEB Dom Afonso Niehues, em Itajaí. O projeto trouxe para dentro da escola a cultura egípcia por meio da criação de uma sala cultural, a qual foi escurecida e ornamentada com diversas peças egípcias reproduzidas pelo professor e pelos alunos, contando ainda com encenação teatral. Com o projeto, foi possível não só fazer o resgate de uma importante cultura, bem como fazer com que alunos e visitantes de diversas escolas de Itajaí e região tivessem uma experiência sensorial, transportando-se para aquele período histórico.

Visando por melhorar o processo de inclusão de quatro estudantes com autismo que chegaram ao Colégio Estadual Julia Miranda de Souza, em Navegantes, a professora Ruth executou a ideia de criar uma sala sensorial para mostrar aos alunos como se dava a percepção dos autistas por meio do desafio "sentir para conseguir incluir". Os alunos entraram de olhos vendados em uma sala escura, e a primeira sensação experienciada foi a do cheiro forte, uma vez que os autistas têm o olfato apurado. Na sequência do circuíto, os alunos tiveram outros tipos de desconfortos vividos pelos autistas, completando a experiência com o tato e a audição. Cerca de 1.300 estudantes, pais e convidados participaram dessa imersão no universo autista, entendendo as dificuldades que eles enfrentam diariamente.

Assim, em consideração aos excelentes trabalhos desenvolvidos na educação catarinese por esses dois profissionais, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, acolhendo proposição da deputada Ana Campagnolo, os aplaudiu orgulhosamente.

Voltar