Governador garante que Hospital Pequeno Anjo não fechará as portas
Deputado Dado Cherem também faz apelo ao Hospital Ruth Cardoso
Governador Raimundo Colombo garantiu a uma expressiva comitiva de líderes da Foz do Rio Itajaí (Amfri) que o Hospital Infantil Pequeno Anjo (Itajaí) não fechará as portas.
“Há uma decisão política de não fechar as portas, e isso por si dará sustentação aos trâmites administrativos. O Hospital Pequeno Anjo está na lista dos 30 hospitais que serão incluídos na Rede de Atenção que está sendo implantada em Santa Catarina e nós vamos construir essa solução em conjunto”, afirmou Colombo, em audiência na tarde de ontem, 17, no Centro Administrativo onde participaram sete prefeitos, dois vices, o deputado Dado Cherem (PSDB), o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, o Secretário da Casa Civil, Nelson Serpa e o reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos, dentre outros.
O Hospital Pequeno Anjo está nas tratativas para ser incluído na Rede de Atenção de SC e até sexta-feira, 21 de junho, deve obter a resposta sobre sua inclusão.
Com a entrada na Rede a instituição terá um aporte de R$ 200 mil/mês para seu custeio, o que fará com que consiga manter as portas abertas. Além disso os municípios da região e o Estado também se comprometeram em compartilhar o custeio.
O deputado Dado Cherem reiterou a necessidade de manter o Hospital aberto e salientou que são necessárias duas medidas, uma emergencial para que a instituição integre a Rede de Atenção e receba aporte financeiro e outra ação política a longo prazo - do Governo do Estado junto ao Ministério da Saúde – para que se construa uma solução viável a fim de que o Hospital Pequeno Anjo continue fazendo os atendimentos infantis da região.
Dado Cherem também demonstrou aos presentes sua preocupação com o fato de que o Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, também não estar integrando a Rede de Atenção até o momento.
“Faço um apelo veemente ao Senhor Governador para que o peso político do governo de Santa Catarina auxilie na decisão desses dois hospitais, o Pequeno Anjo e o Ruth Cardoso”, pontuou.
Há dois meses a Fundação Univali anunciou que encerraria as atividades a partir de 1º de julho por conta do déficit financeiro de R$ 600 mil que a instituição acumula. O Pequeno Anjo é administrado pela Fundação Univali desde 2002 e faz o atendimento em saúde infantil de Itajaí e região. Possui 94 leitos.
Participaram da audiência os prefeitos de Itajaí (Jandir Belini), de Itapema (Rodrigo Bolinha), de Balneário Piçarras (Leonel Martins), de Camboriú (Luzia Coppi Mathias), de Penha (Evandro Eredes dos Navegantes), de Bombinhas (Ana Paula da Silva) e de Ilhota (Daniel Bosi), além dos vice-prefeitos de Bombinhas (Paulo Henrique Dalago Muller) e de Itajaí (Dalva Rhenius).
Ana Minosso
Assessora de Comunicação Deputado Dado Cherem
(48) 9980.3259
(48) 3221-2775