Ribeiro reforça pedido de ampliação do serviço do helicóptero na Serra
O deputado Gabriel Ribeiro (PSD) e o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, reuniram-se nesta terça-feira para discutir o convênio de cooperação que prevê a ampliação do serviço do helicóptero que serve a Serra Catarinense. O pedido é para que a pasta custeie 3 mil litros de querosene de aviação por mês e que mantenha uma equipe do Samu.
Caropreso assumiu a secretaria em janeiro. Até então, o assunto vinha sendo debatido com o ex-secretário João Paulo Kleinübing. O deputado Gabriel Ribeiro argumenta que, com o convênio, o tempo de resposta no atendimento a acidentados será abreviado em mais da metade. “A Serra tem municípios com áreas territoriais grandes e o deslocamento pelo ar favorece o pronto-atendimento. A ampliação do serviço irá salvar vidas”, enfatizou o parlamentar.
Conforme o comando da Companhia de Aviação da Polícia Militar, no período de um ano e meio, o Águia-4 atendeu 570 ocorrências na região. Hoje, existe a parceria com o Samu de maneira informal, mas todo o custo é arcado pela PM.
O secretário entendeu o benefício que a ampliação iria gerar. Como está entrando na pasta, disse que iria se aprofundar no assunto com a sua equipe.