Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/04/2022 - 12h09min

Fritz Müller: Bicentenário será comemorado na Alesc no dia 4 de abril

Imprimir Enviar

Na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza sessão especial em comemoração aos 200 anos de nascimento do naturalista Fritz Müller, alemão naturalizado brasileiro, ícone da história do município de Blumenau, de Santa Catarina e da ciência brasileira e mundial. O ato foi requerido pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e ocorrerá às 19 horas no Plenário do Legislativo.

Autoridades e personalidades do Brasil e do exterior confirmaram presença no evento que homenageará a família de Fritz Müller e outras 33 pessoas, entre pesquisadores, autoridades, representantes de entidades e do poder público que contribuem para manter viva a memória científica, educacional e cultural de Fritz Müller.

O conhecimento que produziu aqui em solo catarinense ultrapassou fronteiras e ajudou a consolidar as bases da ciência moderna. Suas pesquisas realizadas na então Desterro, hoje Florianópolis,  cidade onde viveu por 11 anos e onde trabalhou como professor,  ajudaram a consolidar um dos principais estudos da humanidade: a Teoria da Evolução das Espécies.

“Charles Darwin lhe deu a alcunha de “Príncipe dos Observadores” e imortalizou seus estudos ao citá-lo 19 vezes quando reeditou seu livro ‘A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural’”, afirmou Dr. Vicente ao destacar a importância de se comemorar o bicentenário de Fritz Müller para que o seu legado seja cada vez mais conhecido pelas atuais e futuras gerações.

Johann Friedrich Theodor Müller ou Fritz Müller nasceu em 31 de março de 1822 e chegou ao Brasil em 1852, para começar uma nova vida na então Colônia Blumenau.

Em 1865, quando era professor em Desterro, passou a trocar cartas com o cientista britânico Charles Darwin, auxiliando na consolidação da Teoria da Evolução das Espécies. Fritz Müller deixou um gigantesco legado naturalístico, tanto da flora como da fauna da região Sul do Brasil.

Além de Charles Darwin, Fritz Müller se correspondeu com mais de 280 cientistas e pesquisadores de várias partes do mundo. Produziu mais de 260 artigos científicos publicados em revistas brasileiras e internacionais.  Ele faleceu em 1897, com 75 anos.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso - PSDB

(48) 9912 78540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar